segunda-feira, 2 de julho de 2012

MVP 3.0 – Mais um ano...

Olá pessoal.
 No ano passado eu escrevi um post que acabou com a seguinte frase “E quem sabe no ano que vem eu não coloco um novo post sobre o assunto… :-)”. Pois é, era um post sobre a renovação do meu título de MVP e ontem, dia 01 de Julho de 2012 eu recebi a excelente notícia que ficarei mais um ano como MVP. MVP 3.0!
Muitos já sabem bastante sobre o que significa o título MVP (Most Valuable Professionals), se você não conhece pode dar uma olhada no em http://mvp.microsoft.com/pt-BR/Paginas/default.aspx. O que é interessante é que este título trás muita controvérsia, então aproveito para dizer o significa ser um MVP para o Luciano Moreira (ou Luti):
        Excelência técnica
o   Sim, eu associo o título com excelência técnica, acredito que somente o aspecto técnico não é suficiente para ser um MVP, mas deve ser um dos pré-requisitos.
        Excelência técnica 2 - Aqui é onde o pau quebra! Muitos reclamam que o profissional X ou Y não possui a competência técnica para ser MVP, ou que outra pessoa é mais merecedora do título.
o   Já vi essa discussão em todo lugar e na boa, torço sempre para que o nível do grupo melhore, pois essa é para ser uma “disputa” saudável. Se no próximo ano eu perder o título para um novo profissional dedicado e merecedor, claro que ficarei chateado por não estar mais no grupo, mas entenderei e continuarei apoiando o programa.
o   Todo MVP domina 100% do produto? Óbvio que não, eu sei de inúmeras deficiências minhas com o SQL Server e outras tecnologias, o que me tira da zona de conforto e me coloca para estudar todo dia, cada MVP deve ter consciência disso e trabalhar continuamente para melhorar.
o   Se você discorda do que está vendo ou têm qualquer comentário para fazer, lá no site do programa têm um link “dúvidas e comentários”, envie o seu.
        Estar longe da perfeição: como indivíduo, grupo e programa, existem falhas que discutimos e tentamos corrigir, e posicionamentos que eu discordo. Enfim, é inocente aquele que acredita que tudo vai ser do jeito que você gostaria, até porque muitas vezes o que parece certo para você pode ser muito errado.
o   No último ano vi algumas pessoas fora do país desistindo do título de MVP por não concordar com algumas coisas (o que acho natural) ou por achar que deveria ter sido melhor “recebido” (na falta de um melhor termo). Na boa, se não concorda com alguma coisa, trabalhe para melhorar, ficar reclamando ou dando tiro para todo lado não é a solução.
        Fazer parte de um grupo seleto: acho que nós precisamos ter ídolos e referências, e estar em um grupo onde posso me colocar ao lado (se não tecnicamente, pelo menos sentado ao lado em uma sala! hahahaha) de Paul Randal, Kim Tripp, Brent Ozar, Glenn Berry, Paul White, e muitos outros MVPs que nem dá para nomear aqui, é uma sensação fantástica.
        Contato com time de produto e outros MVPs: poder participar do MVP Summit e outras interações com os times do SQL Server.
o   Dizem que o grupo de SQL Server é um dos mais ativos, e nesses dois anos como MVP ainda tenho mais de 25.000 e-mails para ler deste grupo de discussão.
o   Nesse quesito eu sempre digo que tenho que melhorar, é meu objetivo para este novo ciclo.
        Ser um contribuidor ativo:
o   A toda renovação eu me sinto pressionado a colaborar mais, pois a cada ano devemos sempre superar o que fizemos no anterior.
o   Não adianta você ser o camarada mega-fodístico em SQL Server, Windows, CLR, C++, C#, CRM, Sharepoint, Azure ou sei lá o que. Têm que contribuir continuamente, colaborar com os outros, enfim, se dedicar à comunidade.
        Almejar sempre ser e continuar um MVP
o   Muitos tratam isso como errado, eu não. Não vejo nada demais você buscar um objetivo e lutar por isso, minha consideração é que você deve analisar se têm o perfil de MVP. Contribuir dá trabalho, um grande trabalho, então se você está só fazendo pelo título e não pelo prazer, provavelmente vai falhar.

Sou e valorizo ser um MVP, e que a cada ano esse grupo possa inspirar e ajudar outros profissionais, iniciantes ou experientes, com mais conhecimento ou não, e que as eventuais brigas dentro e fora do programa deem espaço para um pouco mais de colaboração.
E quem sabe no ano que vem eu não coloco um novo post sobre o assunto… :-)
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

2 comentários:

  1. Sempre com ótimos conselhos e dicas né meu caro, parabéns pelo excelente trabalho que sempre fez e continua fazendo.

    Boa sorte com essa sua nova vida, tendo além de ser um ótimo profissional, papai e esposo!! :)

    vamo que vamo que o som não pode parar!!!

    ResponderExcluir