quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Script Powershell - Criar Data Collector Set

Não é de hoje que eu peço para meus clientes e alunos manterem um baseline do ambiente. E uma excelente forma de se ter uma visão geral do SQL Server e Sistema Operacional é através do Perfmon. Dito isso, há anos que mantenho um documento padrão com meu pedido de como criar o Data Collector Set e quais contadores devem ser capturados.

Recentemente aproveitei parte do tempo que estou dedicando para aprofundar no uso do Powershell e criei uma rotina simples, que ajuda no processo de criação do Data Collector Set.

O script chamado "Perfmon_CreateDataCollector.ps1" você encontra no repositório SQLServer em meu GitHub: https://github.com/luticm/SQLServer/blob/master/Powershell/Perfmon_CreateDataCollector.ps1. O script é autoexplicativo, abra o PS ISE e execute.

Obviamente muitos já devem ter formas diferentes de criar seu baseline, mas espero que esse script ajudar alguns de vocês.
Agradeço ao Edvaldo (http://edvaldocastro.com/), Raul e Rodrigo (http://thesqltimes.com/blog/), que acompanharam e ajudaram na evolução do script.

Por favor, testem o script e me contem se deu certo e, quando houver problema, me reportem para eu tentar melhorá-lo.

Se não quiser tocar na interface do Perfmon, depois de criar seu baseline use o logman.

> logman query
> logman -start nomeDC
> logman -stop nomeDC

Abraços

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Um comentário: