segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Comentário sobre o SQL22 - Administração do SQL Server

Olá leitor.
Depois de responder a diversas pessoas individualmente, resolvi escrever um pouco sobre o treinamento SQL22 - SQL Server 2014: Administração e Monitoramento (http://www.srnimbus.com.br/sql22/).

A principal dúvida que surge é sobre o nível do treinamento e muitos acham que ele é introdutório, então friso: É UM TREINAMENTO AVANÇADO!!!!

Se você nunca administrou um SQL Server e acha que esse treinamento se trata de clicar com botão direito no SSMS e fazer alguma atividade, repense sua participação ou vá com a mentalidade que sugerimos para outros treinamentos da Nimbus: descanse antes do curso, anote bastante, faça muitas perguntas, e saia da aula com uma lista (bem grande!) de assuntos para estudar.

Se você comparar a nova versão do curso em relação a ementa antiga, verá que eu tirei assuntos como introdução ao Powershell, SMO, exportação e importação de dados, entre outros tópicos. Assim eu consigo dar um enfoque mais avançados nos seguintes tópicos:

  • Segurança avançada - Foco nos aspectos avançados que podemos não estar utilizando no dia a dia, além de mostrar alguns exemplos interessantes com ownership chain, criptografia, etc.
  • Backup/Restore - Temos no momento 8 cenários de exemplo para backup/restore (incluindo piecemeal). Além disso vamos falar sobre desempenho e matar alguns mitos. 
  • Corrupção de dados - Analisaremos o funcionamento do DBCC CHECKDB (e suas variantes), bem como exploraremos alguns cenários de corrupção (e recuperação) de dados.
  • Wait types - Deep dive com demos de cenários e dúvidas comuns.
  • xEvents - também diversos cenários e exemplos de como usá-lo de forma eficiente
  •      Só de demonstração de XE e Wait types o treinamento está hoje com 14 demos diferentes


Você pode considerar esse treinamento um excelente complemento para o Mastering (http://www.srnimbus.com.br/sql23/), tratando diversos assuntos que não conseguimos cobrir no SQL23. E vai seguir a mesma linha, muitas demonstrações, sempre tentando aprofundar no tópico, e SEM LABORATÓRIOS. Isso mesmo, nada de LAB, não temos tempo em 40 horas para isso, por isso sugiro dedicar um tempo extra-sala para revisar os pontos chave em casa (de noite ou madrugada) e trazer mais dúvidas para sala.

De resto sempre vou tentar deixar alguns "guias" para os alunos: sugestão de ferramentas, scripts e dicas de administração, para facilitar o dia a dia de vocês.

Relembrando a mensagem do post: É UM TREINAMENTO AVANÇADO!

Abraços

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário