quarta-feira, 4 de julho de 2012

Review do livro - Inside Query Optimizer

Vamos a mais um review, dessa vez do livro Inside the SQL Server Query Optimizer do autor Benjamin Nevarez. Primeiramente você pode encontrar o livro em PDF no site do SimpleTalk (http://www.simple-talk.com/books/sql-books/inside-the-sql-server-query-optimizer/) ou então se preferir pode comprar o livro na Amazon (http://www.amazon.com/Inside-SQL-Server-Query-Optimizer/dp/1906434603). Eu aproveitei que agora o Kindle possui o landscape mode e posso ler PDFs sem muito trabalho, e o primeiro PDF foi esse livro.
Eu demorei certo tempo para ler esse livro por besteira, eu já acompanhava o autor faz um bom tempo, por recomendação da Kalen Delaney em um livro ou artigo (não me lembro ao certo), e sempre gostei com o que era escrito por ele, até que fui a uma sessão dele no PASS Summit 2009 e... Foi péssimo! Pois é, expectativa é uma droga mesmo, não que ele não saiba o que está falando, longe disso, só que as habilidades de apresentação dele são bem limitadas (fui bem político, não?!). Para não dizer que eu estava doido ou que sou chato demais, em 2011 outros brazucas tiveram a mesma impressão depois de uma sessão dele.
Depois disso acabei dando preferência para outras leituras, o que foi um vacilo, pois o livro é muito legal.
Algumas partes que eu mais gostei:
·         Explicação de left deep e bushy trees, bem como número de alternativas dado a quantidade de tabelas.
·         Update statistics ROWCOUNT e PAGECOUNT.
·         Detalhamento de algumas estimativas de custo dos operadores.
·         Módulo 05: the optimization process.
·         Referências a artigos acadêmicos, como por exemplo bitmap filter do Burton Bloom.
O que podia melhorar:
·         Capítulo de index selection ficou pequeno e muito simplista.
·         Faltaram mais exemplos de estatísticas.
·         Explorar mais o QO, usando comandos não documentados que o Fabiano Amorim já mostra nos nossos treinamentos e post.
·         Scripts para utilizar no seu ambiente.
o   O livro não visa te dar scripts para te ajudar em performance tuning no dia-a-dia, poderia haver um apêndice de “scripts úteis”.
·         Uma listagem de referências no fim do livro.
o   O autor teve que descobrir estudar coisa para chegar a esse livro, algumas referências estão no livro, mas senti falta de encontra tudo em um lugar para poder ir além.
Você só vai encontrar novidades nesse livro? Não, eu particularmente acho que 90%~95% do que existe nele já discutimos na Nimbus, mas a leitura flui bem e é uma excelente revisão para os veteranos, além de esconder algumas pérolas no meio do texto.
Não dou cinco estrelas porque eu acho que o autor podia explorar mais a fundo alguns temas e escrever um livro maior, o inside do título faz justiça a passagens bem detalhadas. Achei que faltou pouco para esse livro se tornar uma referência bem completa, estou esperando o inside SQL Server QO revised.
Então é um livro para todo DBA e desenvolvedor T-SQL ter em sua biblioteca, e claro, ler! Também fico aguardando o Paul White lançar o livro “Inside Internals micro view of every tiny detail of the query optimizer”.
Abraços
PS: e foi só falar no maludo do Fabiano que acabei de abrir o blog dele e vi um post de ontem sobre estatísticas - http://blogfabiano.com/2012/07/03/statistics-used-in-a-cached-query-plan
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário