sexta-feira, 11 de maio de 2012

ICoFCS em Brasília


Hoje em dia é fácil encontrarmos eventos e mais eventos técnicos espalhados pelo Brasil, às vezes eu acho que temos muito, depois acho que temos poucos, critico a qualidade de alguns, enfim, têm para todos os gostos. Mas uma coisa é verdade para mim, acabo por ficar viciado em participar somente de eventos da nossa área de trabalho (ex.: SQL Server e .NET) e acabamos por perder belas chances de expandir o horizonte e trabalhar com novas ideias.

Em 2010 eu fui convidado para ministrar uma matéria em um mestrado da UnB para peritos da polícia, onde tive a chance de estudar e falar sobre o tema “Forense no SQL Server”. Nem preciso comentar que foi um belo desafio e muito recompensador, inclusive segurança no SQL Server é um dos meus atuais temas de estudo.

Outra coisa que tenho feito pouco, mas considero muito importante, é a leitura periódica de artigos científicos, pois os trabalhos que fazemos no dia-a-dia usualmente estão muito longe do que podemos encontrar em diversos papers do ACM ou IEEE.

E o que essas três coisas têm a em comum? Ontem eu recebi de um professor da UnB a notícia que o próximo ICoFCS (INTERNATIONAL CONFERENCE ON FORENSIC COMPUTER SCIENCE) será realizado em Brasília!

http://www.icofcs.org/2012/

Uma ótima oportunidade de encontrar em um evento assuntos diferentes, estar próximo da academia e abrir os horizontes. Já coloquei na agenda e já estou fazendo meus planos para participar. Geek é geek, não precisa ser só de SQL Server...


Por curiosidade eu estava passeando no site do evento em 2011 e vi que um dos papers aprovados foi o “Finding Detached Microsoft SQL Server Database Files”, de um dos ex-alunos do curso de mestrado! Inclusive esse assunto foi explorado no trabalho dele que me foi entregue, onde através da assinatura dos arquivos SQL Server era possível descobrir arquivos escondidos. Bacana ou não?


[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário