quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Calendário de treinamento para o SQL Server 2008 Internals

Bom dia pessoal.

Na semana passada eu entreguei o treinamento "SQL Server 2008: arquitetura, estruturas de armazenamento e funcionamento interno" em São Paulo. Foi aprimeira experiência fora de Brasília e com uma turma aberta, onde o profissional têm que realmente mostrar o interesse em participar, e o resultado... foi excelente!

Conforme descrevi em meu blog quando fiz o primeiro anúncio desse curso (http://luticm.blogspot.com/2009/11/treinamento-de-sql-server-2008.html), minha expectativa estava muito alta e foi atendida. Recebi uma turma com muitos profissionais certificados, alguns se preparando para tal, com boa experiência no SQL Server e até gente que é instrutor oficial da Microsoft (MCT). Nada mal, hein? Sem contar que tinha gente de Brasília (fora eu), Salvador, São Paulo e de cidades próximas.

Tivemos discussões boas e quentes, comentários preciosos, e muitos, muitos detalhes do SQL Server 2008, sempre abordando as diferenças entre versões anteriores e melhores práticas. No fim recebi feedbacks bem positivos, como:

• "Agora eu entendo quando você disse que era importante conhecer o funcionamento do SQL Server para fazermos tunning."
• "Foi muito bom, realmente me deu uma outra visão do SQL Server que não tinha, tudo ficou mais claro, e mostrou sim que temos que sempre estudar mais e mais. " (Adorei essa! Quem disse que seria fácil :-))
• "O treinamento foi muito bom, tirou muitas dúvidas que eu tinha e é claro que eu ganhei outras, mas acredito que isso é normal, mas o objetivo foi alcançado."

Na empolgação eu alterei um pouco a ementa do curso e tirei o query optimizer do módulo 02, dedicando um módulo inteiro a ele (módulo 09), com mais informações. No fim do curso alguém me perguntou se eu conseguiria falar dos mesmos assuntos só que em 60 horas, claro que a resposta foi SIM, sempre fica coisa de fora…

No fim tive uma semana bem corrida, aprendi mais sobre o SQL Server, fiz novos amigos e acho que consegui mostrar muita coisa que as pessoas vão usar no seu dia-a-dia, se tornando melhores profissionais que trabalham com o SQL Server. Voltei para Brasília com um sorriso de satisfação estampado na cara.


Agora, o calendário

Atendendo aos pedidos que tenho recebido por e-mail e empolgado com a possibilidade de mostrar o SQL Server 2008 para outras pessoas, montei um cronograma de treinamento para Maio/Junho de 2010 com o curso SQL Server 2008 Internals (codinome).

O conteúdo programático pode ser encontrado aqui.



Algumas lições ficaram do último curso: a matéria é muito densa e exige bem do aluno/instrutor e nem sempre é simples justificar ao chefe ficar uma semana fora da empresa.

Pensando nisso resolvi tentar algo diferente e vou quebrar o treinamento em 2/3 dias, intercalando-o entre algumas cidades. Ainda não sei se dará certo, vamos é tentando que conseguimos melhorar…

A agenda proposta é:

Curitiba: 03/05/2010 a 07/05/2010 (semana inteira)
São Paulo (capital): 10 e 11/05/2010 + 19 a 21/05/2010 (semana intercalada)
Rio de Janeiro: 12 a 14/05/2010 + 17 e 18/05/2010 (fim de semana para descansar)
Recife: 31/05 e 01/06/2010 + 09 a 11/06/2010 (semana intercalada)
Fortaleza: 02 a 04/06/2010 + 07 e 08/06/2010 (fim de semana para descansar)

Entendeu? Eu demorei, então nada melhor que algumas imagens…

(Maio/2010)


(Junho/2010)


Nesse momento estamos listando os interessados e para fechar uma turma preciso de no mínimo 8 alunos. Então interessados favor enviar e-mail para luciano.moreira@srnimbus.com.br com informações de contato. Aproveitando, o valor do treinamento será o mesmo que usamos em São Paulo, R$ 1.600,00 por 40 horas. Vou fechar alguns detalhes do treinamento e em breve mando mais informações.

O nosso site está no forno, então daqui a pouco teremos um processo mais fino para publicação de calendário e registro de interessados. Aguardem!

Nada como a expectativa de um treinamento desse para empolgar um geek de SQL Server...
Abraços

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

Nenhum comentário:

Postar um comentário