sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SQLPASS Summit 2009 - Dia 04

No último dia de palestras do evento eu dei uma passada na general session para ver o que o pessoal estava falando, mas não me pareceu muito interessante, então aproveitei para conversar com alguns clientes que a Microsoft levou para o PASS. Alguns deles que eu já conhecia da minha vida de PFE e DPE, e uma pessoa citou que me ouviu em um TechEd passado, muito legal esse tipo de relacionamento e saber um pouco do cotidiano de outros DBAs. Tempo mais do que bem gasto e divertido.

Depois me dirigi para a sessão Capturing and analyzing file & waitstats com Andrew Kelly. Como já ouvi do assunto no primeiro dia queria me aprofundar um pouco em alguns tipos específicos e consegui aprender algumas coisinhas interessantes. Não foi nenhuma palestra de outro mundo para quem já está brincou um pouco com suporte, mas é sempre ver a abordagem que outros profissionais utilizam para isolar um problema e resolvê-lo, pois nos ajuda a pensar na nossa maneira de trabalho. Aproveitei a sessão para montar um script usando file stats em conjunto com o Transaction log, para mostrar algumas características do log flush, script que inclusive usei ontem no meu treinamento. Também devo ressaltar que ele fala muito bem e de forma didática, colocando-o na minha lista de bons palestrantes.

Na segunda sessão eu me dirigi para a sala 613/614 movido pela curiosidade do que seria apresentado na sessão: Troubleshooting applications accessing SQL Server, com duas indianas do time de suporte (CSS), a Abirami Lyer e outra que esqueci o nome. Essa foi uma sessão para alimentar a alma de qualquer geek e, devo admitir, senti uma saudade do time de suporte PFE da MS e algumas das aventuras que passamos... bons tempos também.
No início da sessão foi mostrado como fazer um troubleshooting de conexão com o SQL Server, utilizar o BID tracing (ferramenta grátis que eu desconhecia - http://msdn.microsoft.com/en-us/library/cc765421.aspx aqui está um bom artigo) e o netmon, analisando um pouco do padrão de comunicação entre o cliente e servidor e o que procurar nos traces. No segundo momento a outra engenheira mostrou como utilizar o windbg e o debugdiag para verificar se existe um connection leak na aplicação, então o debugdiag era configurado para gerar um dump quando um evento específico do .NET acontecia e depois o dump era aberto pelo windbg, onde algumas method tables eram analisadas, estruturas e por aí vai, até conseguirmos identificar quem é o responsável pela conexão, que pode ser um pool. Sessão mmuuuiittoo deep e deliciosa, saí de lá agradecendo por ter deixado a curiosidade me levar.

Terceira sessão, como todos os outros horários, tive que escolher entre três sessões e acabei ficando com o Victor Isakov em The Problem With Parallelism. Sessão interessante para quem ainda não sabe muito sobre o assunto, mas acho que ficou devendo um pouco, pois não trouxe nenhuma grande novidade e eu esperava algumas demos mostrando problemas encontrados. Nada disso, muita coisa teoria e alguns pontos que eu discordo do palestrante, nada mais normal se tratando de um tema espinhoso no SQL Server.

E por fim fomos todos ouvir o Adam Machanic falando na sessão Advanced SQL Server 2008 Extended Events: Performance Profiling and Troubleshooting Techniques (nível 500). A sessão prometia e foi entregue! Além de saber muito, o palestrante tinha didática e mostrou uma série de detalhes interessantes, o problema é que como é muita coisa e muito XML para olhar, não conseguimos decorar tudo que foi dito, então fica registrada como uma sessão para rever e rever, além daquele gostinho de que esse é um tema que somente vamos dominar depois de muita prática. Esse assunto será um dos meus queridinhos depois do PASS, pois espero muito do ExEvents e acho que ele vai me ajudar bastante a entender maiores detalhes do SQL Server e resolver os casos mais cabeludos, mas se isso será verdade, só o tempo dirá.

Na quinta-feira Seattle passou a ser Seattle e a chuva caiu com vontade. Bye bye sol...

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

Nenhum comentário:

Postar um comentário