terça-feira, 29 de dezembro de 2015

2016 o ano para…


…VOCÊ!
 
Nada como você se fechar no escritório no dia do seu aniversário e parar para refletir um pouco. Empurrado por uma súbita vontade de escrever, saíram as palavras abaixo.

OBS: Se você quer ler um pouco sobre o que eu já escrevi na virada dos anos e sobre carreira (sempre releio antes de escrever novos posts como este), aqui estão os links:

Relendo os posts antigos acredito que fica evidente ao leitor mais atento meu "humor" em relação ao mercado, seus profissionais e o que podemos esperar para o próximo ano. Mesmo tentando manter o otimismo e acreditando que a média será sempre melhor, acontecimentos ao meu redor têm mostrado uma realidade diferente, então que tal VOCÊ me provar que estou errado?

2016
 
Abra qualquer site de notícia, faça uma compra de supermercado ou converse com amigos em um bar, e o sentimento de "o ano de 2016 não será fácil" vai pairar sobre você. Não querendo usufruir da já desgastada frase "toda crise traz oportunidades", por acreditar que isso somente vale para menos de 0,01% da população, vou seguir uma linha diferente… Minha recomendação para a os profissionais é: cuidem de VOCÊ, ponto final.

Em tempos difíceis fica fácil de notar o quanto as empresas não vestem a camisa do funcionário (mesmo querendo que o inverso seja verdade), vemos decisões ruins sendo tomadas em prol de economias sem sentido, além de todo tipo de ajuste ou otimização do negócio, gerando um volume crescente de profissionais "em busca de novas oportunidades" (júniores, plenos ou sêniores).

VOCÊ
 
Esse é o único investimento com retorno certo!
 
Não acredito que 2016 seja o momento para sair procurando um novo emprego a todo custo, ou tomar decisões precipitadas de largar seu emprego para mudar subitamente de vida. É momento de usar recursos grátis da internet para estudar, ler bastante, reservar uma parte do seu capital para investir em capacitação, ser menos consumista e se preparar para momentos melhores, que virão com certeza.

Então meu desejo para 2016 é que VOCÊ dedique mais tempo para VOCÊ.

Isso não significa ser egoísta ou individualista, pelo contrário, usar o tempo de forma eficiente e se sentir melhor com você mesmo, pode ser a chave para garantir mais momentos de com amigos, família e colegas de trabalho.

E você não precisa de uma lista de metas ambiciosas para seu ano, praticamente impossíveis de serem executadas por qualquer ser humano. Comece com coisas pequenas, atividades semanais, pequenas ações que somadas podem fazer a diferença daqui a um ano.

LUTI
 
Cheguei aos 36 anos de idade e considerando que quero exercer alguma atividade profissional até os 70 anos, ainda tenho muita coisa pela frente, então há tempo para correr atrás do que eu bem desejar. E diferente de alguns anos atrás, hoje eu tenho uma definição clara das características do trabalho que me faz feliz, e provavelmente se conseguir seguir este modelo por muitos anos, estarei bem satisfeito.

E o que essas escolhas tem a ver com você? Parte desta jornada envolve ministrar treinamentos, palestras, escrever artigos, posts, enfim, ser um geek de carteirinha. Então espero que um pouco do que eu escrevo possa ajudar VOCÊ, em 2016 e nos próximos anos.

Um forte abraço, e que o pior dia de 2016 seja igual ao melhor dia de 2015!

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário