quinta-feira, 9 de abril de 2015

Agendado: Primeiro treinamento de Oracle

Em Junho/2015 vou fazer meu primeiro treinamento Oracle e claro, sendo um database geek, nem preciso dizer que estou muito animado com a ideia. Então resolvi falar um pouco sobre isso...

Já faz tempo que quero conhecer o Oracle, pois hoje não conheço PN do produto, o que é um quase um pecado capital para um profissional que todo dia estuda para se tornar um melhor arquiteto de dados.

Defendo veementemente que  o conhecimento de outros bancos de dados, entendendo seus pontos fortes, limitações e detalhes de arquitetura, vai fazer com que você não se torne um xiita babaca, sabendo propor soluções elegantes para problemas complexos... Além de ser muito divertido!
Por exemplo: estou conduzindo um benchmark para o armazenamento colunar do DB2 e discutindo com os consultores Nimbus sobre o uso do SQL Server ColumnStore em uma empresa. Comparando as diferentes implementações, já temos uma boa ideia de potenciais dificuldades e como superá-las.

E se continuar somando conhecimento de Oracle, NoSQL, outros modelos de armazenamento e processamento de dados, com certeza no futuro os problemas que terei chance de encarar serão ainda mais desafiadores.

Lembre-se que você está ouvindo isso de um profissional que está a mais de 15 anos com o SQL Server por perto e, mesmo depois de passar os últimos 2 anos dedicando mais tempo para o DB2, se considera hoje um melhor consultor e instrutor SQL Server.

Mas e aí, vou fazer os treinamentos oficiais da Oracle? Nem a pau! No momento é puro preconceito meu, desenvolvido ao longo dos anos conhecendo diferentes treinamentos SQL Server, então vou apostar todas as minhas fichas na Nerv. Vejo muita semelhança nos modelos de treinamento da Nimbus e da Nerv, empresa do Oracle ACE Ricardo Portilho (http://nervinformatica.com.br/instrutores.php), então a escolha foi lógica.

Vou começar logo por um treinamento avançado, o Oracle Performance Diagnostic e Tuning (http://nervinformatica.com.br/opdt.php), pois poderei traçar muitos paralelos com outros SGBDs e potencialmente fazer perguntas interessantes, que em uma turma iniciante seria totalmente fora de contexto.

Depois do curso vou registrar aqui as minhas impressões! E lá vou tentar controlar minha curiosidade, senão tenho certeza que o Portilho vai me expulsar de sala e nunca mais farei outro treinamento... :-)

Abraços

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

9 comentários:

  1. Que bacana, quase faríamos na mesma turma. O Portilho esteve na empresa onde eu trabalho e curti demais a Nerv, mas preciso subir um pouco o nível em Oracle para aproveitar vai ficar para o final do ano.

    Aguardo suas impressões.

    Abraços

    ResponderExcluir