sábado, 14 de junho de 2014

SQLSat #325 - São Paulo

Como muitos já devem saber em Setembro teremos mais um SQLSat no Brasil, dessa vez em São Paulo. Acho que o evento dispensa apresentações, mas se você não sabe muito sobre os SQLSats recomendo que visite o site: http://www.sqlsaturday.com/.
Na semana anterior eu estarei em SP ministrando o treinamento Mastering SQL Server 2012 (antigo Internals) e aproveitei para submeter três sessões, que ainda não formam aprovadas (espero que no máximo duas sejam aprovadas, senão estou lascado!).

Título: Database Engine Internals: SQL Server x DB2
Descrição: Profissionais de banco de dados deveriam conhecer o funcionamento da engine de seu banco de dados, para poder tirar o máximo de proveito dos recursos e não somente usar as ferramentas disponíveis. O objetivo desta sessão é fazer um comparativo entre a engine do SQL Server e a do DB2, mostrando as semelhanças e os pontos fortes e fracos de cada uma delas, explorando assuntos como gerenciamento de memória, processamento de requisições, lock manager, entre outros aspectos. Idealmente o profissional já deve possuir experiência com bancos de dados relacionais e saber que na sessão não será defendido um produto ou o outro, mas sim uma análise imparcial. (http://www.sqlsaturday.com/viewsession.aspx?sat=325&sessionid=23469)

Título: Entendendo o paralelismo no SQL Server
Descrição: Um assunto recorrente em discussões sobre SQL Server é o uso do paralelismo, e sempre fica a pergunta, é bom ou ruim? Nessa sessão vamos ver detalhes do paralelismo no SQL Server, configurações que influenciam seu uso (MAXDOP = 1?), entender o famoso wait type CXPACKET e analisar diversas consultas paralelas. Ao fim da sessão você vai poder olhar para o paralelismo com um olhar crítico e realista! (http://www.sqlsaturday.com/viewsession.aspx?sat=325&sessionid=23468)

Título: Do MTA ao MCM*, carreira SQL Server e DBA multiplataforma
Descrição: Nesta sessão vamos conversar e, provavelmente, discutir um pouco sobre o mercado de SQL Server. Além de discutir quais são as atividades relacionadas ao SQL Server, vamos entender quais são as vagas que andam em destaque, o valor e caminho da certificação e a realidade de se tornar um DBA multiplataforma. (http://www.sqlsaturday.com/viewsession.aspx?sat=325&sessionid=23470)

A primeira sessão é a novidade que trago para esse SQLSat, onde se aprovada pretendo fazer um fast deep dive nas engines do SQL Server e DB2, comparando aspectos que considero mais relevantes. Acredito que ainda estou longe de saber detalhes do DB2 como eu sei do SQL Server, mas o exercício de ministrar a palestra e a preparação sempre me ajuda a estudar mais. Se você espera que eu vá ficar lá defendendo o SQL Server, está enganado. Será um comparativo direto e sem preconceito, mas claro que vou expor minha opinião sobre diversos assuntos.
A segunda sessão que submeti é sobre paralelismo e é a mesma que fiz no SQLSat em Porto Alegre, que foi classificada como a segunda melhor sessão do evento (para os curiosos, a sessão do Fabiano Amorim foi classificada como a melhor! #DisputaNimbus). Gostei bastante da sessão que montei, mas pretendo melhorar algumas coisinhas para SP.
Por fim a última sessão é voltada para carreira e baseada na sessão que fiz no SQLSat de Brasília no ano passado, claro que com as devidas atualizações, novas impressões e muito criticismo.
O SQLSat não é um evento que deve passar em branco. Então veja tudo sobre o evento no site: http://www.sqlsaturday.com/325/eventhome.aspx
Abraços,
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário