sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

2014 o ano para...

Gosto de começar o ano com um post falando um pouco sobre o que eu penso para 2014, esse demorou um pouco para sair do forno, mas espero que você goste. Obviamente é um registro carregado de comentários (eventualmente ácidos) e um pouco de emoção.
Se você quer ler um pouco sobre o que eu já escrevi na virada dos anos e um pouco sobre carreira, aqui estão os links:
Breve revisão de 2013
O ano de 2013 foi definitivamente bem diferente para mim, deixei um pouco de lado minha amada Nimbus, entrei para o Sicoob para ser DBA DB2, estudei muita coisa diferente (Linux, shell script, data science, Python, entre outros assuntos), tirei todas as certificações de DB2 10.1 e finalmente concluí meu MBA Executivo pelo IBMEC! O lado ruim é que tive que priorizar minhas atividades, deixando alguns pratos caírem, e falhei no laboratório do MCM (mais sobre o assunto em um post dedicado).
A mudança era necessária, pois algumas vezes precisamos de uma quebra radical para virar a mesa, e depois de escrever um post bem crítico no início do ano falando do pouco que vai mudar (para a maioria), curiosamente olha só o que aconteceu com meu ano. Tenho constantes momentos de inquietação, o que algumas vezes pode ser bem ruim, mas no geral prefiro o lado agitado da vida.
A pergunta do momento é se eu fiz a escolha certa (igual quando saí da Microsoft), e como sempre respondo para quem está do meu lado “até o momento eu não posso reclamar”. Quer dizer que tudo é perfeito? HA   HA    HA. 
2014 o ano da EXCELÊNCIA
Sempre escolho um tema para o ano, e dessa vez será o ano da excelência. Excelência em tudo que fazemos, seja nos projetos do trabalho, na área acadêmica ou nos seus estudos. Coincidentemente recebi uma frase bem legal nesta semana e cabe como uma luva neste post: “Perfection is not attainable, but if we chase perfection we can catch excellence.” — Vince Lombardi
Eu já estava com este lema em mente no fim do ano passado, dado algumas dívidas pessoais que vou anotando, a ânsia de aprender novas tecnologias e ficar realmente bom nelas. Soma-se acontecimentos recentes e consultorias de anos que mostram o quão somos despreparados, faço questão de frisar a importância da busca pela perfeição.
Em contrapartida o ano de 2014 será diferente para o Brasil, Carnaval em Março, Abril com seus feriados e copa do mundo no país do futebol. Neste ano comodismo e procrastinação tem espaço garantido e ainda maior! O que significa que para aqueles com “sangue nos olhos” a oportunidade de crescimento profissional é muito grande.
O profissional Luti
Trabalhar com outro banco de dados (DB2) foi a peça que faltava para tomar uma decisão que vinha se solidificando: até o fim da minha vida profissional eu quero trabalhar perto dos dados, seja administrando um banco de dados (relacional, NoSQL, newSQL, etc.) ou como cientista de dados.
E para que isso aconteça de forma gradual e efetiva, é necessário entender o coração dos bancos de dados e a teoria envolvida. Então se me perguntar qual o livro que eu gostaria de ler até o fim do ano, aqui está: Transaction Processing: Concepts and Techniques (http://www.amazon.com/Transaction-Processing-Concepts-Techniques-Management/dp/1558601902). Livro de 1992 (!!! J) e que dificilmente consigo concluir até o fim do ano.
E qual a minha motivação para buscar a excelência todos os dias?
Buscar sempre o melhor para minha família, garantir que tudo funcione da melhor forma no meu trabalho, conseguir ajudar as pessoas que estão ao meu redor e saber que podemos deixar uma marca neste mundo.
E você só vai conseguir isso se descobrir o que te deixa feliz! Resolver um problema? Entender uma tecnologia? Dar aula? Na semana passada eu estive em São Paulo ministrando o treinamento Mastering SQL Server 2012, o que sempre me deixa muito feliz (chego a ficar ainda mais chato), e sempre que ouço um feedback de como ajudei um aluno, meu dia está completo.
Importante: ouvi na semana passada um comentário que me chocou. Um amigo me disse que em uma mesa de bar foi dito que alguns profissionais iriam largar o SQL Server, pois eu deveria saber alguma notícia ruim vindo de dentro da Microsoft. Nem preciso dizer que eu isso (claro) é uma grande besteira e não estou largando o SQL Server, estou adotando um novo filhote. Quem sabe depois de um treinamento de Oracle na Nerv eu não adoto mais um...
A Nimbus
Um breve adendo à este post: Muito mudou depois da minha escolha do ano passado, e vejo que para melhor. A Nimbus continua ativa e tenho investido muito tempo pessoal em cima de um novo projeto, que espero apresentar em breve. E adiantando, estamos focados em treinamento, seja no modelo presencial ou remoto.
O mercado e você
Em época de pleno emprego todo mundo tem vaga garantida, então acho que a qualidade dos profissionais continua caindo (assustadoramente), mas não ser iluda porque isso vai mudar e os fracos e incompetentes terão sua vaga extinta.
Antes de reclamar do seu chefe que não te dá treinamento ou oportunidades, pense se você está sendo o profissional que poderia ser. Se você não trata com excelência seu trabalho, porque sua empresa deveria cuidar bem de você?
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário