terça-feira, 6 de novembro de 2012

PASS Summit 2012 – Parte III

Segunda-feira – 05/11/2012
A diferença de fuso (6 horas nesse momento) complica um pouco, estou acordado desde 4:30h, que seria 10:30 em Brasília, então aproveitei para organizar algumas coisas, responder alguns mails e aguardar o dia começar para todos. Café da manhã tomado fiz uma caminhada gostosa até o Bell Harbor International Conference Center para o evento SQL in the city (http://sqlinthecity.red-gate.com/seattle-2012/), organizado pela RedGate.
Neste ano eu não estou participando de nenhuma pre-session, que acontecem segunda e terça, então coloquei outras atividades na minha agenda. O local é bacana e a organização muito eficiente, as sessões que participei foram:
·         Keynote
o   Padrão de keynote, mensagens genéricas e alguns pontos interessantes da RedGate.
·         Six scary SQL surprises – Brent Ozar
o   Gostei muito da sessão, mesmo não tendo nada muito aprofundado ressaltou alguns pontos que vale a pena ser lembrados.
o   As habilidades de apresentação e comentários do Brent são incríveis, uma aula para qualquer instrutor.
o   Parte sobre SSD foi fantástica, muitos comentários e referências para aprofundarmos no assunto. Afinal de contas nem tudo é alegria no fantástico mundo dos SSDs...
·         Case Study: Why You Should Source Control Your Database – Rob Richardson
o   Estou muito interessados em assuntos como qualidade do desenvolvimento com banco de dados, testes unitários, controle de versão, integração continua, build automatizado, etc.
o    Nessa sessão esperava encontrar muitas respostas, mas infelizmente não foi o que encontrei. O estudo de caso mostrou uma série de produtos diferentes colocados lado a lado, configurado manualmente para atender o propósito, mas não uma solução genérica e elegante, ou um “modelo” de referência.
o   Continuamos melhorando e aprendendo, e agora tenho muitas outras ferramentas para estudar, alguns prós e contras detalhados, mas ainda não encontrei meu guia definitivo, completo e bem consistente.
·         A Sandbox Development Process – Grant Fritchey
o   Essa sessão foi muito interessante e é bom ver que os mesmos problemas que temos no Brasil acontece em todo lugar.
o   Diferente da sessão anterior o palestrante tentou nos mostrar exemplos práticos de como usar algumas ferramentas para conseguir isolamento no desenvolvimento.
§  Não sei de todos os detalhes do HyperBac (http://www.red-gate.com/products/dba/sql-hyperbac/), mas fiquei muito animado com o que encontrei.
§  Claro que puxou sardinha para a RedGate, mas citou outras ferramentas, e a lista de tarefas só aumentou.
o   Também me identifiquei com o estilo de palestra do Grant, recomendo a todos quando tiverem a oportunidade, assistam a uma palestra dele.
Depois disso eu e outros presentes resolvemos sair do evento para aproveitar um pouco a cidade, perdendo duas sessões de 50 minutos. Passeamos por perto, vimos o píer, compramos uma coisinha ou outra na Frys Eletronics e depois andamos um pouco pelo centro de Seattle.
Acabamos a noite em outra indicação minha, a famoso bar Tap House (http://taphousegrill.com/) para tomar uma cerveja (item recorrente na minha agenda) e jogar conversa fora. A garçonete nos levou para uma mesa e de cara quem estava a duas mesas de nós?! Bob Ward e Adam Saxton, dois mestres do SQL Server. Depois de mostrar para a galera o Laerte já saiu da mesa e foi lá dar um oi, e na saída eles ainda passaram na nossa mesa e conversamos rapidamente. Muito legal, coisas que só o PASS Summit oferece...
Gastos do dia:
·         Refeições (valores aproximados)
o   Almoço: fornecido pelo evento
o   Tap house: $ 25,00
o   Junk food (grude da janta): $ 8,00
Abraços
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário