segunda-feira, 11 de junho de 2012

Webcast Nimbus - DBA Checklist

Uma proposta antiga da Sr. Nimbus é a realização de webcasts técnicos por seus consultores, então anuncio que essa proposta sai do papel na próxima semana com o tema DBA checklist. Eu e o Fabiano Amorim vamos bater um papo com o pessoal sobre melhores práticas, o que você deve checar em seu ambiente e cuidados que todo DBA deve ter, espero que além das dicas, as perguntas do pessoal gerem muitas explicações e quem sabe, até novas recomendações para o seu checklist!

A inscrição pode ser feita em http://tinyurl.com/WebCastSrNimbus e maiores detalhes você encontra no blog do Fabiano.

Em tempo, recentemente vi essa notícia aqui no aplicativo da info para iPhone: Faltam bem DBAs qualificados.

E é o que eu observo no mundo SQL Server e venho comentado em meus treinamentos: o mercado para DBAs SQL Server está bem aquecido! As empresas no Brasil finalmente estão dando a devida atenção para seus dados e parando com aquele antigo (e retardado) mito de SQL Server não precisa de DBA. Mas ainda hoje vemos tantos DBAs acidentais e erros imagináveis em ambientes, muitas vezes críticos.

Você pode dizer que faltam profissionais em todas as áreas, mas é importante destacar o DBA pois ele têm papel fundamental na empresa, bem como o arquiteto de soluções. O DBA precisa conhecer o negócio, cuidar bem do ambiente e em caso de desastre, garantir a continuidade do negócio. Minha aposta é que caso uma empresa precise fazer uma “limpeza na casa”, os bons DBAs são os primeiros a garantir seu emprego.

E você, se considera um bom DBA? Conhecimento e experiências em dia? Tomara que sim…


Abraços,
sr. Nimbus Serviços em Tecnologia - www.srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário