sábado, 19 de maio de 2012

Comentários de SQL Wait Stats – Joes 2 Pros


Ontem eu parei um pouco e li o livro SQL Wait Stats – Joes 2 Pros (http://www.amazon.com/SQL-Wait-Stats-Joes-Pros/dp/1466234776/ref=cm_cr_pr_product_top) do Pinal Dave e Rick Morelan. Eu tive a oportunidade de conhecer os dois autores no último PASS Summit, são ótimas pessoas, e conversando em um bar eles me mostraram o livro deles, dei uma folheada e devo confessar que não tive uma boa impressão.

Não comprei o livro e depois ele caiu emprestado na minha mão, enrolei alguns meses e depois li o bichinho numa sentada. Segue alguns pontos em relação ao livro:

  • O livro é pequeno para um assunto tão denso e importante, acho que a proposta do livro é justamente essa, tentar simplificar um assunto que é complexo e espinhoso.
  • O livro é cheio, mas muito cheio de metáforas, supermercado, água, metro, tudo o que você quiser encontra lá. Então facilita um pouco o entendimento de alguns conceitos.
  • No fim de cada capítulo existe uma pequena revisão de conhecimento e também sugestões para solução de problemas relacionados ao wait types.
  • Em capítulos pequenos o livro foca nos wait types mais conhecidos CXPACKET, SOS_SCHEDULER_YIELD, PAGEIOLATCH_XX, IO_COMPLETION, LOCK_M_XX, WRITELOG, etc.
  • Scripts de coleta dos dados são fornecidos (na verdade são do Glenn Berry – com a devida referência), bem como explicação das DMVs e o que é um wait type.

Minha avaliação: não gostei nem um pouco e o livro é fraco para o profissional com experência.

Eu não sei se estou ficando mais ranzinza e chato a cada ano que passa, mas vamos lá... 

  • Se você vai escrever um livro, faça-o direito e conheça bem o assunto, no meio do livro eu fico com a impressão de que o autor não sabe em profundidade sobre o que está escrevendo. 
  • Recomendações genéricas (e que discordo): desabilitar paralelismo para remover CXPACKET ou Buffer Cache Hit Ratio > 90% está bom, podem ser encontradas aos montes no livro. 
  • Metáforas e mais metáforas ocupam o livro e são de tirar a paciência.
  • Não é difícil montar alguns scripts para simular diversos wait types, o livro poderia trazer esses para aquele que está aprendendo conseguir visualizar o problema. Ler o livro e cair em um ambiente de produção é outra história.
  • Diagramação e fonte são ruins e grandes, sendo um livro pequeno e fonte grande, o conteúdo fica menor ainda.
    • Listar os novos wait types que aparecem no 2012 sem explicar nada só gasta página, fale quantos tem e deixe o leitor se virar.

Não tinha expectativa que o livro fosse explicar tecnicamente todos os detalhes relacionados aos wait types, até porque são variados assuntos e complexos, mas então eu esperaria um livro para o público avançado. Se você já leu alguns artigos sobre wait types ou foi a palestras, é uma referência dispensável.

Para não ser injusto, claramente a proposta do livro é tentar simplificar um tema complexo para os “Joes”, com a flexibilidade de incorrer em análises simplistas e propostas de soluções dúbias. Em algumas sugestões existe uma boa sobriedade, mas no geral fico preocupado com as pontuações. Se você nunca teve contato com wait types e o livro caiu no seu colo, é uma leitura rápida, caso contrário eu aplicaria meu dinheiro em outro livro.

Agora, ele estar com 5 estrelas lá na Amazon, sei não...
[]s

Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

Um comentário:

  1. Fala Luti!

    Você não está chato não, é aquela velha história que tanto estamos vendo de assuntos sérios que não estão sendo tratados com a seriedade devida.

    Abs!

    ResponderExcluir