terça-feira, 20 de março de 2012

Análise do livro - Complete Showplan Operators

Agora pouco acabei de ler o livro do Fabiano Amorim, o Complete Showplan Operators, que você pode fazer download no site do SimpleTalk.
Eu tive o prazer de ler um livro impresso que o Fabiano me presenteou, ainda bem, odeio ler PDFs no computador.



"AAAAAAAAHHHHHHHH LUTI, 
não vale fazer análise de um livro escrito por gente da sua empresa". Vale, vale muito, quem já trabalhou comigo sabe que sou bem crítico.

Pontos positivos
  • O livro vai direto ao ponto, sem rodeios, se o leitor tiver dúvidas em assuntos relacionados, se vira.
  • Têm ótimas referências para o leitor que quer aprofundar em outros temas, incluindo  profissionais que TODO amante do SQL Server deve conhecer.
  • Mesmo não deixando explícito pelo autor, o livro trás algumas dicas de como analisar o desempenho da consultas, dicas de otimização e de recursos avançados (e mais obscuros) do SQL Server, como o DBCC RULEOFF.
  • O livro brilha nos capítulos dos spools e no "split, sort, colapse". 
Pontos negativos
  • Achei que a falta de alguns operadores dão uma quebra no livro, já que temos key lookup, mostre o RID lookup. O mesmo vai para o merge join, já que citou o nested loop e hash join, traga-os para o livro.
  • Na versão impressa em algumas figuras está quase impossível de identificar os operadores, ficaram muito pequenas na impressão.
  • Os exemplos trazem campos e tabelas com nomes em português, isso me incomodou bastante. Mesmo o Fabiano explicando que Order = Pedido, Cliente = Customer, nas consultas outros campos aparecem. Eu não gostaria de ler um livro em inglês com scripts em francês, então mesmo sendo minha língua nativa, não gostei.
  • O título engana, estou esperando o Complete Showplan Operators - Part II! Com muitos outros operadores e detalhes do query optimizer! :-)
Por fim eu acho que esse é um dos livros que deve ser lido por todo profissional que trabalha com o SQL Server, mostra muitos detalhes que passam desapercebidos no dia-a-dia e deixa muitos ganchos de estudo em outros assuntos para o leitor.
A escrita é leve e a leitura é gostosa e rápida, então o tempo gasto vai ser bem recompensado. 
Estava lendo o livro sem me atentar aos capítulos e quando olhei o título "And finally" fiquei puto. Já acabou?! Que venha o próximo...

Boa leitura!

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

4 comentários:

  1. Fala Luti,

    Crítico mesmo hein? srsrs. Eu não li o livro mas vi quase todos os artigos que estão no livro. Na minha opinião, são pouquíssimos materiais sobre o assunto que podemos encontrar e ficou Show de Bola.

    Acho que incluir o artigo sobre Introdução ao QO do Fabiano no livro seria muito bom.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Será que não vai rolar uma versão em português ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ummm, será? Quem sabe! ;-)

      Aguarde para ver!

      Excluir
    2. Pelo amor de Deus Amorim, quero ler o livro mas não domino o Inglês ai fica difícil as vezes de compreender muita coisa...

      Vou aguardar rsrs nem que seja uma versão digital rs

      Excluir