domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 – O ano para ** sua carreira?

PDF aqui.

Com regularidade eu escrevo alguma coisa a respeito do próximo ano e é natural que muita gente pare nessa época do ano para pensar um pouco e planejar como gostaria de se ver no fim de 2011, então aproveito para compartilhar com vocês algumas reflexões e ideias para os próximos 365 (agora 363) dias que estão à nossa frente.

Um olhar sobre 2010 

Seu ano foi bom profissionalmente? Conseguiu aquele aumento? Trocou de emprego ou de cargo? Está fazendo o que você gosta?
 
E pessoalmente? Conseguiu ficar com sua família? Fez novos amigos? Cuidou da sua saúde? Praticou esporte e brincou com seus hobbies?
 
Meu ano foi muito interessante, profissionalmente eu aprendi demais com a Nimbus, conseguimos fazê-la crescer, passamos por dúvidas quanto ao seu funcionamento, tomamos decisões difíceis e buscamos diversas oportunidades. Tecnicamente continuei trabalhando com SQL Server, tive oportunidade de desenvolver com .NET e trabalhar com o Azure, mas meu foco ficou mesmo com o SQL Server e tive oportunidade de me especializar ainda mais com o SSIS.
 
Pessoalmente eu estou vivendo diversas mudanças, depois de voltar de uma viagem de 33 dias lá no outro lado do mundo, onde pude ver muita coisa diferente, mudamos para a nova casa (na minha vida somente havia morado em apartamento), passamos por um aperto financeiro para concluí-la (primeira vez também), tive um ano gostoso com minha mulher, curtimos a gravidez juntos e agora estamos com o Bernardo, que hoje está com dois meses e uma semana de vida, e nesse tempinho já nos deu muito que refletir. 
Não vou gastar muito tempo aqui com o meu ano, mas resumindo, gostei bastante de 2010, acho que consegui atingir alguns dos objetivos que havia posto para mim, mas deixei outros de lado, que vou perseguir incessantemente em 2011, então o próximo ano promete ser bem desafiador.
 
Então vou focar este post em algo que me marcou...
 
Felicidade pessoal e profissional 

Pode parecer piegas ou bobagem, mas nesse ano o que mais me chamou a atenção foi como fracassamos em nos sentir satisfeitos com nossa vida, em buscar o que desejamos e como gastar energia de forma efetiva, nas coisas que realmente importam. Vindo de um workaholic (tive que aceitar essa característica pessoal, a contragosto), isso requer uma análise profunda...
 
Acredito que conseguimos o melhor dos resultados, profissionais e pessoais, quando estamos sem estresse, animados com os desafios, alegres, em sintonia com o ambiente ao nosso redor, enfim, quando estamos executando a menor ou mais repetitiva tarefa e não pensamos: COMO EU QUERIA ESTAR FAZENDO OUTRA COISA.

Recentemente vi em um programa na TV a pergunta 20/10, que é o seguinte: “Se você tivesse 20 milhões na sua conta bancária ou soubesse que somente têm mais 10 anos de vida, você faria o mesmo que está fazendo hoje?”. No meu caso eu viajaria mais e teria algumas regalias (claro!), mas a resposta foi um sonoro SIM, trabalharia feliz com as mesmas coisas que faço hoje, com uma grande ressalva: teria que melhorar meu work-life balance (balanço entre vida pessoal e trabalho). Caso contrário eu preferiria largar tudo (inclusive a computação) a manter uma vida desbalanceada, o que me assustou bastante, já que sou um geek de carteirinha.
 
E o pior foi pensar que se eu fizer essa pergunta para muitos amigos, tenho certeza que algo em torno de 80% a 90% responderia que não, o que é triste, muito triste. Sabe alguns dos efeitos disso:
 

  • Você executa seu trabalho de forma pior.
  • Você trabalha mais horas (e mesmo assim o resultado sai abaixo do que você poderia produzir).
  • Você comete erros bobos no meio da madrugada ou perde o trabalho de um fim de semana por causa do cansaço (li esses dois no twitter de amigos bem recentemente).
  • Você briga em casa ou discute com colegas no trabalho.
  • Vê o sucesso de outros com maus olhos, ao invés de ficar feliz pela pessoa.
  • Você deteriora sua saúde
Que merda, será que têm que ser assim? Pensei em mim, nos amigos e na empresa que estamos criando, que é natural tomar a cara dos seus “pais”, então será que todos estamos fadados a trabalhar 12 ou 14 horas por dia? 
 

Uma mudança radical


No contexto acima, na primeira semana de novembro eu tomei uma decisão radical: Vou trabalhar menos, ser mais efetivo e provar que é possível criarmos a cultura (e uma empresa) onde valorizamos a pessoa em primeiro lugar, com uma qualidade ímpar no trabalho, balanceando vida profissional e pessoal. 
Para isso eu precisaria me reeducar e focar no que é importante, então garanti que durante o horário de trabalho: 
  • Não atendo telefone a não ser que seja algo que estou esperando
  •     Sim, excluí do celular todos os números que não sejam próximos ou de algum cliente em que estou executando um serviço.
  •     No Brasil não existe cultura de deixar recado... Bom, se não deixou recado não deve ser importante, então não espere que eu retorne.
  •     Posso perder oportunidades? Claro que sim, mas é o preço a se pagar.
  • Não atendo celular em reunião
  •     É uma FALTA DE RESPEITO com as outras pessoas, que estão desperdiçando seu tempo para ouvir você falar com outra pessoa. Pense nisso, seu tempo não é mais precioso que o dos outros.
  • Desliguei todas as redes sociais e e-mail
  •     Gosto da minha presença online, mas é uma distração enorme.
  • Foco
  •     Dentro do cliente, passei a procurar novos locais que me permitem focar e ser mais produtivo, minimizando as interrupções.
  • Menos tarefas paralelas
  •     É complicado estarmos executando uma tarefa e de repente aparece um pensamento de outro problema. Se não têm banda para executar com calma o que está ao seu redor, vá para o próximo passo.
  • Diga NÃO
  •     Esse é o meu calcanhar de Aquiles. Acho extremamente difícil dizer não, quero tentar agradar as pessoas e até hoje é natural eu aceitar algo (mesmo sabendo que vou me estressar) e depois executar o que me foi pedido achando tão ruim, que preferiria passar fome a ter que acabar a tarefa.

Hoje estou tentando manter 40 horas de trabalho semanais, o que já foi piada no twitter, mas estou conseguindo executar bem. São 40 horas de trabalho efetivo (já vi gente enrolando uma tarde inteira, isso não é trabalho, ok?). Assim quando chego em casa eu posso ficar com a família, me divertir com meus hobbies, escrever artigos e estudar o que me interessa 
Esse último é o mais interessante, se eu estou estudando sem a obrigação de saber que é para entregar alguma coisa no dia seguinte ou uma tarefa do trabalho, isso não me incomoda nem um segundo, pelo contrário, me dá extremo prazer. Mas se é uma dedicação extra por pressão, então o estresse vêm junto e toda uma série de problemas.
 
O ** do título  

Troque os asteriscos pelo que é mais importante na sua carreira: Alavancar, Organizar, Redirecionar, Jogar fora, Priorizar... Mas faça algo a respeito. A menos que você tenha atingido o seu Nirvana, sempre existe algo a ser executado.


Ao longo dos anos já tive a chance de dar conselhos (espero que bons) a muitas pessoas, e me agonia profundamente vê-las insatisfeitas, mas sem nada planejando ou sinal de que vão mudar alguma coisa. Galera, que droga, a mudança começa por você.

Não existe receita de bolo para nada nessa vida, mas podemos ser espertos e tentar aprender com outras pessoas. Converse com quem está ao seu lado, procure bons exemplos (sempre tenho meus ídolos :-)) e não desista.

Particularmente eu recomendo o livro “Getting Things Done” e uma das pessoas que considero demais (Brent Ozar) também usa o GTD (http://www.brentozar.com/archive/2010/12/goals-where-were-going-we-dont-need-goals/).

Curiosamente vi hoje no blog do amigo Nogare uma meta para 2011 que vai de encontro com o post: Trabalhar no máximo 50 horas por semana (http://www.diegonogare.net/Blog/post/Realizacoes-de-2010-e-Objetivos-para-2011.aspx). Estou torcendo por você!

Muitas vezes o caminho é árduo, a mudança requer coragem e, claro, não existe garantia de sucesso. Mas uma pessoa bem mais inteligente que eu uma vez disse: Talento é 99% transpiração e 1% inspiração.

Bom, continuo na minha jornada e se isso não der certo, vou pegar meus vinte milhões e fazer outra coisa...

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm
www.srnimbus.com.br

2 comentários:

  1. Post inspirador cara... um bom 2011 a todos :)

    ResponderExcluir
  2. Luti,

    Como sempre, ótimo post, gostei diferente dos anos passados, muito inspirador parabens

    ResponderExcluir