quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SQLPASS Summit 2009 - Dia 02

Bom dia pessoal, pelo menos por aqui ainda é manhã!

Ontem tivemos oficialmente nosso primeiro dia de evento do SQLPASS 2009, com muitas sessões interessantes e bem difícil de escolher entre elas. Logo no café da manhã encontrei dois amigos da Microsoft, o André Hass e Luiz Felipe Pimenta, que também estão no evento.
Depois fomos para a general session, onde o Bob Muglia falou um pouco da história do SQL Server, inclusive mostrando a caixa de comercialização do SQL Server 4.2, bem divertido! O Ted Kummert entrou dando um foco muito grande no Win2008 R2 e SQL Server 2008 R2, com uma demo muito legal do SQL Server usando 64, 128 e 192 processadores, para trabalhar com uma carga gerada por eles, tudo regado a task manager e contadores. Incrível ver a máquina respondendo a essa massa crítica com uso de 90% em todos os 192 processadores.

Depois eles mostraram um recurso bem legal do R2 para gerenciamento de vários servidores, tudo atrelado ao PBM (Policy Based Management) com uma série de políticas "out of the box", onde você define os thresholds de alerta e monitoração. Um recurso que pode ser atrelado a essa funcionalidade do SSMS de gerenciamento é o Data Tier Component, onde você relaciona o banco de dados a uma aplicação, com deployment e atualzação feitos de forma integrada com o Visual Studio 2010 (no estilo do VSTSDBPro ou DataDude, mas melhorado), inclusive editando políticas para deploymento do projeto, como haver uma configuração específica no servidor, por exemplo. O interessante da definição desse Data Tier Component é que os dados de saúde coletados pelo SQL Server serão segmentados, então você pode ter uma visão macro ou uma mais detalhada.

Se não estou engando, no VS2010 o DBPro vai fazer parte do Professional e não ser mais uma SKU separada. Mas isso EU ACHO e ouvi faz muito tempo isso, mas não vou parar para pesquisar agora, então se alguém souber o roadmap do produto, me avise por favor. :-)

Depois disso foi mostrado o Live Migration, recurso do Hyper-V que permite movimentar uma máquina virtual para outro local sem que o workload de trabalho seja interrompido, isso mesmo, eles dispararam uma aplicação com múltiplas threads e enquanto o bichinho ficava lá trabalhando numa boa, a máquina era movida em background. Muito legal.

Depois da general session, eu assisti uma sessão que valeu a passagem para cá: Inside SQL Server Wait Types, nível 500 com o Bob Ward, principal escalation engineer na Microsoft. O cara foi fundo, como sempre (adoro apresentações dele) e mostrou como eles analisam muitos problemas com base nos wait types. Saí de lá quase chorando de emoção, foi MMMUUUIIITTTOOO boa a sessão.

Mudei meu cronograma para assistir uma sobre cluster: Implementing and supporting SQL Server 2008 cluster, pois depois que saí do time de PFEs da Microsoft eu perdi um pouco de contato com esse lado. Essa sessão foi um pouco estranha, algumas coisa interessantes e outras mais viajantes, o ruim foi que o apresentador não deu uma linha lógica para a sessão, saiu falando de um bocado de coisas relacionadas a clustering no SQL2008 e Win2008. Uma coisa que você aprende nos eventos é que não existe um mapeamento 1:1 entre um excelente profissional (o cara sabia muito) e uma boa apresentação, enão você passa a conhecer quem vale a pena ser ouvido com o tempo, mas sempre temos que arriscar.

Depois eu fui atrás de uma sessão de consolidação e virtualização, mas infelizmente ela havia mudado de horário, o que me fez correr para uma outra sessão: SQL Server Execution Plans - from compilation to caching and reuse, com Maciej Pilecki. Essa sessão também foi muito boa e como nos últimos meses eu já havia feito uma série de apresentações sobre o Plan Cache, inclusive abordando algumas coisas que ele não teve tempo, já estava carimbado no assunto. O bacana foi que eu consegui verificar algumas coisas que eu sempre comento e aprendi alguns pequenos detalhes muito divertidos, como analisar os atributos de um plano em cache para saber se outro usuário vai reutilizá-lo ou outra entrada será colocada em cache.

Por fim nós saímos todos de lá e fomos no campus e nova lojinha da Microsoft. Eu ainda não conhecia os novos prédios, pois no ano passado eles estavam em construção, e ficou tudo muito bonito, como sempre. Olhar o campus da Microsoft é sempre uma coisa que eu gosto, um ambiente bem legal e tudo arrumadinho, dá vontade de ficar lá para sempre, mas não foi para isso que vim aqui, então no próximo post eu volto para falar sobre o evento.

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

Nenhum comentário:

Postar um comentário