quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Resultado webcast - Entity Framework 4.0

Hoje eu ministrei um webcast sobre algumas das novidades no Entity Framework 4.0. Curiosamente a apresentação caiu na semana do lançamento do Visual Studio 2010 Beta 2 e .NET Framework 4.0 Beta 2, mas como eu não tinha certeza sobre a existência do EF Features CTP 1 junto com o Beta 2 (e outros motivos), acabei ficando com o Beta 1 + EF Features CTP 1.

A agenda do webcast foi:

• Um pouco de história
• Novidades do EF 4.0 Beta 1 e Feature CTP 1
• Demos
• Novidades do EF 4.0 Beta 2
• Roadmap?
• Conclusão

Antes de começar o webcast eu passei por um bom aperto, acabou a luz em metade de Brasília, saí correndo do escritório para a casa da mãe, lá é claro que a NET estava fora do ar (Murphy?) e tive que usar um modem emprestado que nem 3G era. Início torto, atrasado e corrido, mas depois eu acho que tudo correu bem e fomos acabar por volta de 13:40h.

Minha análise do webcast: falei muito de pressa e muita coisa (para variar), tivemos constantemente mais de 100 pessoas na sala, o que mostra claramente que o EF gera muito interesse, as demos funcionaram bem e ainda houveram muitas, mas muitas perguntas mesmo. Por fim achei o webcast bom, mas sempre têm algo que não gosto.

Se você não viu, a gravação deve estar disponível em breve no mídia center do MSDN. Deixo aqui as soluções no VS2008 e VS2010, além do PDF do PPT. Download.



Quais são os próximos passos? Continuar destrinchando o Entity Framework 4.0, pois não é uma tecnologia simples, e trabalhar com seu uso e adequação à arquitetura do projeto, que é de suma importância para o sucesso do mesmo. Ainda têm muita coisa que preciso entender em detalhes para ficar 100% seguro com o distinto, e hoje foi só o começo, agora só precisamos ficar antenado em mais uma tecnologia...

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

Um comentário:

  1. Cara porque o webcast ainda não foi disponibilizado ? Você tem alguma previsão ? Houve algum problema com o arquivo ?

    Att,
    Ezequias

    ResponderExcluir