quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mande sua pergunta para o PASS!!

Bom dia pessoal.
Amanhã eu vou para SP e depois embarco para Seattle, onde vou participar do PASS Summit 2009, evento focado no SQL Server. Minha meta é conseguir blogar um pouco sobre o evento e o que eu estou assistindo, para trazer um pouco do que verei para o resto da comunidade.

O site oficial do evento é esse aqui: http://summit2009.sqlpass.org

O evento em si acontece entre terça e quinta, mas eu também vou participar da pré e pós-conferência, passando o dia inteiro com...
Segunda: Kalen Delaney - Care and feeding of the transaction log
Sexta: Paul Randal e Kimberly Tripp - Disaster recovery: tips, tricks and techniques.

Mas o que significa o título do post "Mande sua pergunta para o PASS"?
Como eu estarei em contato com uns monstros do SQL Server e terei mais tempo para pensar sobre questões relacionadas ao SQL Server, será uma boa hora para responder perguntas mais difíceis sobre o funcionamento do nosso queridinho. Então se você quer saber de algo, deixe aqui seu comentário!

Outra coisa que devo comentar: na minha opinião, eventos como o PASS são imperdíveis para profissionais de SQL Server e participar de um evento como esse faz a pessoa amadurecer bastante e perceber o quanto podemos nos aprimorar.
Realmente gostaria de ver um grupo maior indo comigo no próximo ano e, com um pouco de controle e planejamento, não é nada de outro mundo. Será que vale a pena o evento? Faz o seguinte, dá uma olhada na grade do Summit e depois me conta: http://summit2009.sqlpass.org/LinkClick.aspx?fileticket=475oJ4TOQFQ%3d&tabid=68

Eu ia fazer uma enquete para vocês escolherem uma sessão para eu assistir, mas acho que não vai dar ibope, então caso sejam feitas perguntas e haja muito interesse sobre um tema específico, quem sabe eu mudo minha grade para tentar respondê-las...

Espero voltar em breve ao meu blog, assim que me organizar por lá. E para essa viagem longa vou levar o SQL Server 2008 Internals para me fazer companhia... Geek é geek e vice-versa (lembrando o artilheiro Jardel!).

E para variar, parece que vou pegar um friozinho com chuva em Seattle: http://www.weather.com/weather/tenday/USWA0395?from=month_topnav_undeclared

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Serviços em Tecnologia Ltda
luciano.moreira@srnimbus.com.br
www.twitter.com/luticm

4 comentários:

  1. Fala Luti tudo bem?

    Cara pergunta quando é que vão possibilitar a inclusão de colunas em tabelas que estão habilitadas no CDC, fazendo com que estas colunas sejam automaticamente reconhecidas pela instância do CDC.

    Abraços
    Demétrio Silva

    ResponderExcluir
  2. E aii luti tudo bem!
    Gostaria de saber um pouco do internals do sql server.
    Como dito na ótima apresentação na II reunião do sql server df sobre cache minha dúvida é a seguinte.

    Vamos supor que temos muitos writtes acontecendo no momentos, alguns desses foram abertos mas ainda não commitados, vamos supor que tenhamos um queda de energia ou algum disastre e essas transações ficaram abertas no momento da queda.
    Gostaria de saber la no internals do sql, o que ele faz, porque na minha opinião essas transações estavam pressas no cache do sql..

    Abração Luti, tudo de bom na viagem curta muito e traga muitas novidades insanas para nosso grupo sql server df

    Luan Moreno M. Maciel

    ResponderExcluir
  3. Luti!!
    Essa dúvida ja está me consumido há muito tempo.
    Essa é sobre alta disponibilidade,.

    Estava eu brincando com database mirroring e me surgiram duas dúvidas.

    Primeiramente essa flaf 1400 que tem que ser habilitada para que o mirror aconteça. no book's oline ele me fala que essa trace faz com que o mirror e endpoint referentes a ele funcione, como um bom chato que gosta do cada dia se interesa mais por internals gostaria de saber o que essa trace me habilita por debaixo dos panos.

    A outra é sobre nosso querido LSN
    quando tenho um backup de sei lá 10 minutos atrasados da segunda instância que aconteceria o mirror ele me da um erro e fala que não pode sincronizar os LSN, mas
    ai vai minha pergunta se os LSN são salvos em arquivos depis de commitados e guardados no hd, porque ele não consegue fazer essa sincronização?

    abração Luti

    ResponderExcluir
  4. Oi Luti,

    Eu espero conseguir ir com você no próximo, mas é que esse ano fui no MVP Summit e aí a verba para viagens em Seattle acabou (rs).

    O que eu gostaria de saber é para que serve a função sys.fn_dump_dblog. Essa função aparece no Intellisence, mas ninguém na NET inteira fala pra que ela serve.

    Abs,

    ResponderExcluir