terça-feira, 21 de julho de 2009

Artigo Resource Governor + plano de estudo

Hello people.

Artigo

Vi um anúncio recente de um artigo que parece ser bem bacana, falando sobre o Resource Governor. O link para o whitepaper está aqui: http://download.microsoft.com/download/D/B/D/DBDE7972-1EB9-470A-BA18-58849DB3EB3B/ResourceGov.docx
E não deixe de consultar outros whitepapers em: http://www.microsoft.com/sqlserver/2008/en/us/white-papers.aspx

Estudo

Aproveitando o gancho, vira e mexe eu recebo questionamentos sobre o que ler para aprender mais sobre o SQL Server e acabo ficando sem saber se faço uma resposta curta ou se escrevo um e-mail baleia. A resposta certa é: escolha aquele que dá certo com você!

Hoje eu dia existem tantos recursos que nenhum ser humano consegue digerir tudo o que existe. Então você deve escolher aquele que dá mais certo com o seu perfil. Vamos ao meu caso: dificilmente eu leio um livro sem interrupção (normalmente pego 3 ou 4 ao mesmo tempo), então para mim o que funciona é: ler capítulos de um livro sobre assuntos de meu interesse, intercalo isso com leitura diária de blogs (minha fonte preferida) e artigos de revistas.

Além disso existem whitepapers fantásticos publicados na Microsoft (que pouca gente lê), juntamente com a documentação dos produtos, que possuem informações detalhadas do produto. A meu ver, ambos estão quase no mesmo nível da leitura de um capítulo de um livro, então são recursos que necessitam de uma dedicação maior de tempo.

Fora a leitura, não têm mágica, é treino! Use o produto, faça testes, entenda como funciona, aí sim você vai passar a ter mais confiança no seu conhecimento. Para verificar tudo o que aprendeu, coloque em prática: dê aula, preste consultoria, use no dia-a-dia, crie material, enfim, teste o que você ACHA que sabe.

No final acabamos descobrindo que nosso conhecimento é só uma pequena gota num oceano bem, bem maior. Sempre digo isso no início dos treinamentos, principalmente de internals: É normal que você saia dessa sala achando que sabe menos do que quando entrou, pois meu objetivo é abrir ao máximo seu horizonte. :-)

Qual é o seu estilo? Descubra-o, pois ninguém conseguirá lhe dizer isso.

[]s
Luciano Caixeta Moreira - {Luti}
Chief Innovation Officer
Sr. Nimbus Ltda
E-mail: luciano.moreira@srnimbus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário